Gestão em Saúde

Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, notadamente no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, estados e municípios. Pensando nisso, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) vem desenvolvendo o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) ofertando cursos de especialização na área da administração.

Assim a Universidade Federal de São João Del Rei com apoio da UAB, oferece o Curso de Especialização de Gestão em Saúde com objetivo de capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de micro sistemas públicos, neste caso, o setor de saúde, para que possam intervir na realidade social, política e econômica, melhorando a gestão das atividades desempenhadas pelo setor. Este curso visa ainda oportunizar formação que privilegie tanto a dimensão profissional quanto a dimensão política, buscando uma formação ético-humanística e técnico-científica condizente com as exigências que o mundo do trabalho contemporâneo impõe.

O Cronograma deste Programa é construído na perspectiva de uma formação científica de qualidade e uma formação humanista que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais solidária e mais tolerante. Portanto, abrange também conteúdos técnicos para permitir a compreensão e a solução de problemas organizacionais complexos.

O curso de especialização de Gestão em Saúde terá uma duração de 18 (dezoito) meses, com carga horária total de 510 horas, incluindo cumprimento de créditos e elaboração de trabalho de conclusão de curso. Os conteúdos teóricos estão divididos em dois módulos sendo um básico e outro específico. O módulo básico é composto por sete disciplinas, de 30 horas, além da disciplina de Introdução a Modalidade EaD com mais 30hs, perfazendo um total de 240 horas

O módulo específico é composto por duas disciplinas de 60 horas e cinco disciplinas de 30 horas, incluindo a disciplina de Metodologia científica e monografia, perfazendo assim, um total de 270 horas.

Ao final do curso o aluno deverá ainda apresentar um trabalho de conclusão de curso para uma Banca Examinadora que avaliará o domínio do tema escolhido e tratamento científico adequado.

Universidade Federal de São João del-Rei