A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos, e o Ensino Médio.

 

Atualmente, o cenário da Educação a Distância, no Brasil apresenta projetos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos, impressos ou eletrônicos, de alta qualidade. Esses são especialmente desenhados para a aprendizagem a distância, apoiados por tutorias presenciais e virtuais e aplicados em programas de capacitação de docentes de redes públicas em nível superior, com significativa cooperação entre instituições de ensino, sobretudo, públicas, e governos estaduais e municipais.

 

A Universidade Federal de São João del-Rei vem desenvolvendo ações referentes à Educação a Distância e participa ativamente do processo de capacitação de profissionais de ensino e oferta programas, nesta modalidade educacional, desde 2006. Essa condição habilita a UFSJ como uma das instituições responsáveis pela implementação do Programa de Especialização em Informática para Professores. Ademais, outros fatores se somam:

     A necessidade de os professores da rede pública se manterem atualizados com as tendências educacionais,  e as dificuldades econômicas, institucionais e mesmo geográficas que enfrentam, para investir na sua formação continuada;

     As mídias constituem uma relevante ferramenta de complementação para a geração e disseminação de conhecimento e gerenciamento da informação, permitindo aos usuários exercitarem a capacidade de procurar e selecionar informação, resolver situações-problema e aprender de modo mais independente, indispensável na formação continuada e a distância;

     A indiscutível importância do papel da integração das mídias no processo de socialização e escolarização dos alunos;

     O potencial da mídia como recurso pedagógico que eleva a motivação, instiga a criatividade, facilita a integração e participação, quando inserida no âmbito do desenvolvimento de projetos, facilita a discussão e a cooperação na solução de problemas comuns dentro da escola e na comunidade;

     O crescente desinteresse e a falta de motivação dos alunos e dos professores pelo sistema tradicional de ensino, muitas vezes, impiedosamente rotineiro e alienante (considere-se a alta prevalência da síndrome da exaustão emocional-burnout - que prevalece nesta categoria profissional);

     O uso intensivo e paralelo de tecnologias como fonte de aprendizagem por parte dos alunos (notadamente a Internet como fonte de consulta) que demanda do professor domínio da tecnologia e um maior contato com os fluxos disponíveis de informação.

 

Considerando as dimensões do país, a quantidade de pessoas a serem qualificadas, a infraestrutura física disponível e o número de educadores com capacidade para facilitar esse processo, a educação a distância, no ensino superior, é mais do que viável, é necessária.

 

É preocupação do Ministério da Educação e da sociedade como um todo, que esse processo de incorporação de novos recursos e possibilidades, aliado à ampliação da oferta, aconteça de forma tal que não restem apenas preservados os melhores padrões de qualidade, mas que também eles sejam aperfeiçoados. Nesse sentido, a incorporação de tecnologias e metodologias precisa conduzir a ofertas que atendam aos mesmos padrões de qualidade, independentemente da combinação de recursos presenciais, virtuais, ou à distância, em cada área de curso ou de cursos superiores oferecidos.

 

Os participantes, professores da educação básica da rede pública de ensino, aprovados no Programa de Especialização em Informática para Professores, poderão aceder a certificado de pós-graduação lato sensu, mediante a elaboração e defesa de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em forma de texto ou produto. Essas ações têm como marco não apenas o aperfeiçoamento dos profissionais da educação básica da rede pública de ensino, mas também a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Universidade Federal de São João del-Rei