Sobre o curso
O curso foi criado para atender a uma demanda de formação de professores da educação básica apresentada na implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. O intuito foi o de fornecer subsídios teórico-metodológicos para o profissional da educação, voltados para as práticas de alfabetização e letramento, proporcionando assim uma reflexão sobre sua própria prática pedagógica a partir do oferecimento de um conhecimento mais aprofundado e sistemático da produção científica na área, tendo por base uma visão interdisciplinar da problemática da alfabetização e do letramento e dos diversos aspectos envolvidos no processo de aquisição da linguagem.
Carga horária total
O curso terá uma carga horária total de 390 horas/aula.
Objetivo
- Permitir ao profissional da educação, voltado para a problemática da alfabetização e letramento, a reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações.
- Permitir ao profissional envolvido com a questão da alfabetização e letramento no Brasil um conhecimento mais profundo e sistemático da produção científica na área.
- Oferecer uma visão interdisciplinar da problemática da alfabetização e do letramento que permita um conhecimento dos diversos aspectos envolvidos no processo de aquisição da linguagem.
Justificativa
A Educação a Distância apresenta-se como uma alternativa possível para aqueles que, no exercício de sua prática pedagógica cotidiana, não têm condições, por razões diversas, de terem acesso a uma formação continuada que propicie a ampliação e o desenvolvimento em torno da temática alfabetização e letramento.
Público-alvo
O público-alvo será constituído de profissionais graduados e interessados na temática de Práticas de Letramento e Alfabetização. O curso capacitará profissionais inscritos e selecionados nos polos presenciais referentes à cada oferta do curso.