Debate online: EAD em cursos presenciais durante a pandemia

A Coordenadora Geral do Nead, Maria Emanuela Esteves dos Santos, participou na última quinta-feira, dia 16/04, do debate online "EAD em cursos presenciais durante a pandemia: uma proposta viável?", organizado pela ADUFSJ. A live foi transmitida pela internet, nos canais do Facebook e Youtube.

Emanuela, que é professora Departamento de Ciências da Educação, destacou que a adoção da educação a distância em cursos presenciais requer muita discussão e preparo. Segundo ela, a EAD exige não só as condições técnicas, relativas aos equipamentos, o que também é um desafio, mas também a formação dos próprios professores, para que possam entender e aplicar os recursos disponíveis em EAD.

Já o professora André Felipe Pinto Duarte, do Departamento de  Educação e Tecnologias e do Centro de EaD da UFOP, enfatizou que existem implicações sociais no uso de tecnologias, como acesso, direito à comunicação, linguagens, privacidade, segurança, etc.

A professora Maria Jaqueline de Grammont , que também faz parte do Departamento de Educação e atualmente ocupa a presidência da ADUFSJ  ressaltou que um dos fatores a ser considerado é a capacidade de os alunos das  universidades públicas terem acesso efetivo às ferramentas necessárias para efetivação da EAD, haja vista muitos não terem condições sócio-econômicas nesse momento de pandemia.

A professora Janaine Carvalho Ferreira, que atua nas redes municipal e estadual de São João del-Rei e é Coordenadora do Sind-Ute  na cidade, destacou que, na Educação Básica, as dificuldades para a implantação do EAD é ainda maior diante do volume dos investimentos, recursos e equipamentos que devem ser disponibilizados pelo poder público,  além da questão da maturidade dos alunos, por conta de sua idade.

O debate pode ser acessado através do seguinte link: http://www.nead.ufsj.edu.br/portal/noticias/1632-debate-online-ead-em-cursos-presenciais-durante-a-pandemia

WhatsApp Image 2020 04 20 at 13.47.42