NEAD/UFSJ promove capacitação para professores

Durante os dias 12 e 13 de maio foi realizado o Workshop de Preparação e Elaboração de Storyboard. O curso foi elaborado e desenvolvido pelo Prof. Rafael Brandão, do curso de Arquitetura, da UFSJ, que também trabalha como designer instrucional na elaboração e desenvolvimento de material didático, voltado para EaD. O enfoque do workshop foi storyboard, que é um modelo que os professores utilizam na preparação do material didático.

O objetivo foi explicar melhor o que é storyboard e a sua importância na preparação do material para os cursos. O Workshop de Preparação e Elaboração de Storyboard foi pensado, principalmente, para docentes atuantes em cursos EaD. Os dois dias de aulas contaram com grande adesão entre professores, não só do NEAD/UFSJ como dos cursos presenciais.

Com a pandemia de covid 19, o interesse de docentes em aprender sobre tecnologias e estratégias utilizadas no EaD aumentou expressivamente. Professoras e professores de múltiplos cursos e campus participaram do curso com o objetivo de aprimorar suashabilidades em preparar e disponibilizar materiais no Portal Didático para os cursos que estão sendo realizados de maneira remota.

Eduardo Henrique de Matos, professor no curso de medicina, participou do workshop e afirma a necessidade de espaços de formação para docentes: “Muitos professores acham difícil trabalhar com o storyboard, mas sem o storyboard, ou quando ele é feito de forma equivocada, pode-se criar obstáculos no trabalho do designer instrucional que vai preparar o material didático para ser disponibilizado na plataforma dos cursos.”

Deve-se ter em mente que o modelo EaD, além de possuir uma dinâmica de funcionamento bem diferente do regime presencial, também demanda de professores habilidades como produção de storyboard para o preparo de materiais didáticos.

Sobre o workshop ministrado, Rafael Brandão explica: “O foco era mais voltado para professores que já trabalham na EaD, para eles entenderem um pouco do processo.” Entendendo a dinâmica EaD e observando a adesão massiva de professores do ensino presencial, Brandão esclarece: "Houve uma adaptação do próprio conteúdo do workshop, que era mais focado no preenchimento do formulário para a realização do storyboard. Então buscamos incluir discussões sobre design e preparação de material didático usando como referência o material produzido no NEAD.”

Rafael Brandão finaliza falando sobre como o Workshop de Preparação e Elaboração de Storyboard foi uma experiência positiva que também serviu para despertar professoras e professores para a qualidade e relevância do trabalho produzido no NEAD.

Universidade Federal de São João del-Rei