Objetivo Geral: Capacitar psicólogos que atuam em escolas públicas para uma prática alinhada à Psicologia Escolar e Educacional, com uma abordagem crítica, focada na democratização da educação e no desenvolvimento da aprendizagem de todos os membros da comunidade escolar.
Objetivos Específicos:
- Compreender a evolução histórica do conhecimento psicológico na interface com a educação e suas implicações nas práticas contemporâneas.
- Analisar a realidade escolar, identificando os determinantes do processo de escolarização e seus impactos nas subjetividades dos envolvidos.
- Desenvolver intervenções psicológicas que promovam melhorias no ensino e na aprendizagem, utilizando teorias, métodos, técnicas, ética profissional e trabalho interdisciplinar.
- Contribuir para a garantia do direito à educação, promovendo a valorização das diversidades, a desconstrução de preconceitos e a redução das desigualdades educacionais e sociais.
Contexto: A Lei 13.935/2019 tornou obrigatório a criação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas públicas de educação básica. No entanto, a formação inicial dos psicólogos não é suficiente para atender às demandas dessa nova política pública, especialmente no que diz respeito à Psicologia Escolar e Educacional (PEE). A escassez de conhecimentos específicos sobre PEE nos cursos de graduação justifica a importância de uma pós-graduação nessa área.
O curso visa suprir essa lacuna, qualificar os serviços já existentes e os que surgirão, com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na participação das comunidades escolares. A formação também busca superar a visão patologizante e individualizante do aluno, considerando os aspectos sociais, como classe, gênero, sexualidade e deficiência, no trato das questões educacionais.
Público Alvo:
- Psicólogos que atuam ou pretendem atuar em escolas públicas, com foco nas necessidades atuais dos serviços de Psicologia nas redes de ensino públicas.
Justificativa: A criação de novos serviços de Psicologia nas escolas públicas gerou uma demanda urgente por formação continuada. O curso propõe atender a essa demanda, proporcionando a capacitação necessária para que os psicólogos possam contribuir de forma eficaz para a melhoria da educação pública no Brasil.