Objetivo Geral: Subsidiar teórica e tecnicamente profissionais da educação básica que trabalham ou pretendem trabalhar em escolas em prol de uma atuação alinhada com conhecimentos da Psicologia Escolar e Educacional de perspectiva crítica, da democratização da educação e da contribuição com a promoção do desenvolvimento e aprendizagem de todas as pessoas que compõem a comunidade escolar.
Objetivos Específicos:
- Compreender a evolução histórica do conhecimento psicológico na interface com a educação e suas implicações nas práticas contemporâneas.
- Analisar a realidade escolar, identificando os determinantes do processo de escolarização e seus impactos nas subjetividades dos envolvidos.
- Desenvolver intervenções psicológicas que promovam melhorias no ensino e na aprendizagem, utilizando teorias, métodos, técnicas, ética profissional e trabalho interdisciplinar.
- Contribuir para a garantia do direito à educação, promovendo a valorização das diversidades, a desconstrução de preconceitos e a redução das desigualdades educacionais e sociais.
Contexto: A Lei 13.935/2019 tornou obrigatório a criação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas públicas de educação básica. No entanto, a formação inicial dos psicólogos não é suficiente para atender às demandas dessa nova política pública, especialmente no que diz respeito à Psicologia Escolar e Educacional (PEE). A escassez de conhecimentos específicos sobre PEE nos cursos de graduação justifica a importância de uma pós-graduação nessa área.
O curso visa suprir essa lacuna, qualificar os serviços já existentes e os que surgirão, com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na participação das comunidades escolares. A formação também busca superar a visão patologizante e individualizante do aluno, considerando os aspectos sociais, como classe, gênero, sexualidade e deficiência, no trato das questões educacionais.
Público Alvo:
- Prioritariamente, profissionais da educação básica, e que possuam licenciatura e/ou bacharelado em Psicologia. Havendo vagas remanescentes, elas serão destinadas à demanda social, especificamente a licenciados(as) e/ou bacharéis (bacharelas) em Psicologia interessados(as) em aprofundar seus conhecimentos em Psicologia Escolar e Educacional.
Justificativa: A criação de novos serviços de Psicologia nas escolas públicas gerou uma demanda urgente por formação continuada. O curso propõe atender a essa demanda, proporcionando a capacitação necessária para que os(as) profissionais possam contribuir de forma eficaz para a melhoria da educação pública no Brasil.